Blog - Saga Jaguar / Land Rover

Range Rover: um carro com história - muita história

19/12/2019

Tratado por muitos como o “Rolls Royce das trilhas”, o Range Rover está para além de ser o mais luxuoso dos Land Rover. É simplesmente um dos carros mais sofisticados e luxuosos do mundo.


Mas o que está por trás do Range Rover não é somente luxo e esplendor. Pelo contrário! Há, nesse Land Rover supremo, uma história de superação e imponência que merece destaque.


Por isso, decidimos listar, na sequência, 10 curiosidades que envolvem o Range Rover, com histórias que vão desde o “nascimento” do modelo até a performance dele nos dias atuais.

1- Os primeiros protótipos

Datam de 1950 os primeiros protótipos desenvolvidos do Range Rover, com tração traseira e motor 2.3 de quatro cilindros em linha. 


À época denominados de Road Rover, estes projetos, no entanto, nove anos depois, acabaram descartados – mas temporariamente.

2- O lançamento do Range Rover

Em 1970, o mundo automotivo sequer cogitava abastecer o mercado com SUVs de luxo, exceto a Land Rover, que lançou, em junho daquele ano, o Range Rover. Extremamente confortável, o modelo chamava a atenção pela robustez e, sobretudo, pela profusão de itens dignos de sedãs de luxos.

3- A quebra paradoxal do Range Rover

O que até então parecia paradoxal, com o Range Rover se transformou em viável e, claro, exigível. 


Pois embora o modelo fosse essencialmente um off-road, completamente destinado a obstáculos fora-de-estrada, havia por outro lado o incremento do luxo, conforto e sofisticação típicos dos sedãs de luxo. 


Portanto, a partir do Range Rover, tornou-se real a possibilidade de reunir, em um mesmo veículo, luxo e robustez.

4- O design quadrado do Range Rover

Um aspecto segue imutável dos primórdios do Range Rover até os dias atuais: o design quadrado do modelo, que já é uma marca registrada do carro. A curiosidade fica por conta do surgimento da carroceria de quatro portas, que aconteceu em 1981, decretando o fim da hoje engraçadíssima versão duas portas.

5- Range Rover de papamóvel

Nos anos 1980 e 1990, duas unidades do Range Rover foram adaptadas e entregues ao Vaticano, a fim de que o papa João Paulo II as utilizassem em suas visitas a países pelo mundo. 


Os carros receberam uma cabine envidraçada que permitia que o público visse o pontífice.

6- Um Range Rover superluxo

Que luxo sempre foi inerente ao Range Rover, todos sabem. Mas recentemente, a marca elevou o requinte a níveis inéditos ao criar o Range Rover Autobiography, que permite customização e traz uma infinidade de item no interior, como geladeira, DVD, massageadores nos bancos e até fechamento da porta por sucção. 


É praticamente uma casa dentro de um carro!

7- Range Rover: um gigante leve

Quem olha as dimensões agigantadas do Range Rover imagina um carro pesadão. 


Mas é aí que se engana, pois o modelo está 420 quilos mais leve do que a versão da geração anterior. Isso graças à estrutura monobloco feita 100% de alumínio, que também é empregado na suspensão e em várias peças do motor.

8- Range Rover: o queridinho dos famosos

É extensa a lista de celebridades mundiais que circula por aí de Range Rover. 


Destes, chama a atenção Elizabeth II, a rainha da Inglaterra, que possui uma frota vasta de veículos Land Rover. 


Inclusive, Sua Majestade já foi fotografada dirigindo uma Range Rover após sair de uma sessão de caça recreativa no castelo Baltimoral, na Escócia.

9- Range Rover: muito teste antes de vir para valer

Pasme: durante 18 meses, em 20 países diferentes, o Range Rover passou por mais de 1,5 milhão de horas de teste de engenharia simulados virtualmente e testes realizados com protótipos, a fim de verificar e alcançar o ponto da perfeição do Range Rover – última etapa antes da produção e comercialização.

10- Range Rover: um amigo do meio ambiente

Demonstrando cada vez mais sintonia com as pautas ecológicas, a Land Rover anunciou, há pouco tempo, a fabricação de duas versões híbridas do Range Rover – o Range Rover e o Range Rover Sport. 


Ambos com motor a diesel já vendido na linha e um motor elétrico de 35 kW.


Viu só como o Range Rover é repleto de história? Uma história que é a certeza de luxo e qualidade no presente. Quer ver? Que tal então dar uma passadinha na Saga Land Rover para um test drive no modelo? 


Agende aqui, agora mesmo.

Fale conosco
Loading...