Blog - Saga Jaguar / Land Rover

Saiba tudo sobre a prática off-road – inclusive qual o carro ideal para a prática

10/10/2020

Para começo de conversa, você sabe o que significa a expressão “off-road”. Vamos lá: esta expressão em inglês, traduzida literalmente, quer dizer “fora de estrada”, o que, por si só, já define bem a prática.

Afinal,  “fora de estrada” são atividades desportivas variadas realizadas em locais desprovidos de estradas pavimentadas, calçadas ou infraestrutura urbana.

As expedições “off-roads” têm, como benefício mais celebrado pelos praticantes, a possibilidade de contato com a natureza aliado à adrenalina provocada pela prática esportiva.

Adrenalina que, aliás, é produzida pelo inevitável enfrentamento de situações de difícil acesso e transposição, provocadas por lama, pedras, erosões, subidas e descidas íngremes, alagamentos e, em países de inverno rigoroso, até neve.

A seguir, listaremos alguns temas que explicam, em minúcias, a prática off-road, respondendo perguntas que são corriqueiras por quem deseja se aventurar nesse universo do fora de estrada.

Quais os benefícios do off-road?

São vários os benefícios do off-road – a começar pelo fato de que se trata de uma modalidade esportiva, o que já essencialmente é um benefício que dispensa aprofundamentos.

A prática off-road comprovadamente ajuda no desenvolvimento de habilidades como reflexo, resistência, poder decisório (afinal, a necessidade de tomadas de decisões rápidas estimula o cognitivo nesse sentido) e convivência coletiva.

Outro benefício incrível do fora de estrada é a formação de um caráter mais resiliente no praticante. No meio do caminho, um sem número de obstáculos aparentemente instransponíveis são apresentados, o que não é suficiente para vencer o praticante, que está convencido de atingir o objetivo e alcançar o ponto de chegada.

Do ponto de vista físico, as vantagens do off-road também são impressionantes. A atividade gera aumento de frequência cardíaca semelhante à de uma atividade física de longa duração, como um corrida, por exemplo.

Saindo do físico e indo para o estado de espírito. A sensação de bem-estar provocada pela prática do fora de estrada é um dos benefícios mais fascinantes do esporte.

Sair da estrada para ganhar as trilhas gera, no organismo, descarga de adrenalina somada à liberação no corpo de serotonina – hormônio que desempenha importante papel no sistema nervoso, como regulação do sono e do apetite.

Onde praticar o off-road?

Sem dúvida, o lugar mais democrático – e recomendado – para a iniciação na prática do off-road são as trilhas.

Uma dica fundamental, no entanto, é a seguinte: nunca encare as trilhas sozinho, parta sempre acompanhado de um grupo, pois assim há ajuda mútua e troca de conhecimento entre os trilheiros.

Pesquise na sua cidade onde estão os grupos de 4x4 que organizam expedições em trilhas.

Voltando às trilhas, a partir delas, é possível acessar cachoeiras, rios, fazendas, o que evidentemente torna a aventura ainda mais prazerosa e agradável, já que o contato com a natureza se torna íntimo.

Há também a possibilidade de se praticar o off-road em praias, dunas, falésias e até mesmo na neve, evidentemente para quem mora em locais de invernos rigorosos.

Quais equipamentos de segurança levar para o off-road?

Praticar o fora de estrada em segurança é fundamental. Por isso, antes de se aventurar por trilhas e terrenos hostis com um jipe, é importante se atentar para os itens de segurança imprescindíveis à expedição.

Primeiramente, verifique o estado dos equipamentos de segurança do próprio veículo, como cinto de segurança, banco concha e freio a disco – fundamental para quem tem um 4x4 mais antigo.

Embora hoje sejam vistos mais como uma peça decorativa dos veículos 4x4, o quebra-mato ainda é útil em trilhas, sobretudo para absorver impactos contra obstáculos naturais, protegendo faróis, lanternas e carroceria.

Por medida de precaução, não só com você e seu acompanhante, mas também com colegas de outros carros, carregue no seu 4x4 um kit de primeiros socorros.

Como me preparar para o off-road?

Antes de enfrentar um fora de estrada, o primeiro preparo que você deve ter é contigo próprio. No dia anterior à expedição, evite bebidas alcoólicas, faça alimentações leves e tenha uma noite de sono completa.

Esse preparo fundamentalmente te ajudará a ter melhores reflexos e, sobretudo, uma condição física satisfatória para suportar as muitas horas de atividade intensa.

Já para o dia de pegar estrada, é importante abastecer o carro com bastante água, além de suplementação indicada por algum profissional de nutrição e frutas como banana e maça.

Qual o carro ideal para a prática do off-road?

Possuir um bom carro off-road é o primeiro passo para embarcar nessa aventura carregada de adrenalina. Evidentemente, é necessário que o veículo seja um 4x4 com perfil trilheiro.

E nesse ponto, inegavelmente, a Land Rover é uma marca que larga na frente em comparação aos concorrentes do segmento, sobretudo porque se trata de uma referência mundial na produção de veículos destinados ao fora de estrada.

Agora é a hora de você conhecer mais sobre os veículos da Land Rover – as melhores opções do mercado para quem quer ingressar nessa vida aventureira de trilheiro.

Agende aqui uma visita à Saga Jaguar Land Rover Cuiabá e escolha o modelo, para test drive, que melhor se encaixa ao seu perfil off-road

Fale conosco
Loading...