Em razão da pandemia, muitas pessoas se trancafiaram em casa, enquanto os carros estão guardados na garagem, para, assim, se evitar a circulação do vírus.

Mas lembrando, veículo parado por muito tempo na garagem exige alguns cuidados 

E é sobre isto que, neste artigo, queremos conversar com você. Listamos algumas medidas que vão te ajudar a conservar o seu carro durante o isolamento – ou qualquer outro longo período de inutilização do veículo que, por acaso, você venha enfrentar.

1º - LIMPE O VEÍCULO

É importante, pelo menos a cada 15 dias, realizar uma boa limpeza – tanto interna, como externa. Para o interior, use aspirador de pó em tecidos e carpetes. No painel e bancos, passe álcool isopropílico, aquele mesmo utilizado para limpar eletrônicos. Caso não possua esse tipo de álcool, utilize um pouco de detergente neutro.

2º - RODAS PARA O AR

Esta dica vale não só para este momento de isolamento social, mas para todos os períodos em que você for deixar o seu veículo parado por muito tempo.

Nestes casos de ampla inutilização, com o carro parado na garagem por meses, é interessante deixá-lo sobre cavaletes. Isso evita a deformação dos pneus causado pelo contato prolongado com o chão.

Sabemos bem, no entanto, que nem sempre isso é possível. Então, prepare-se para encontrar pneus murchos após a “quarentena” do veículo. Se você possuir equipamento portátil de calibragem em casa, mantenha os pneus sempre cheios, de acordo com as especificações da montadora.

3º - FREIOS DE MÃO SOLTO

Aqui vai uma dica preciosa que pouca gente sabe da importância: para que os componentes dos freios não grudem, deixe o freio de mão solto. Mas cuidado: antes é preciso, obviamente, apoiar o carro com travas de madeira.

4º - ATENÇÃO COM OS FLUIDOS

A tendência de momento, nas principais cidades do Brasil, é de abertura do comércio e das atividades de cotidiano, como escolas, faculdades, repartições, escritórios.

Mas caso haja alguma reviravolta e o período de quarentena seja estendido por mais alguns meses, é prudente deixar o mínimo de combustível no tanque. Isso porque gasolina e álcool podem estragar no reservatório, causando um prejuízo considerável ao proprietário, com o entupimento de bicos e dutos.

5º - BATERIA DESCONECTADA

Você já deve ter ouvido falar que, mesmo com o veículo parado, alguns componentes “puxam” carga da bateria. Por isso é importante, durante a quarentena, desconectar os cabos da bateria.

Esta dica vale principalmente para modelos mais antigos, que não tinham tantos módulos eletrônicos. Neste caso, é preciso desconectar os soquetes, começando pelo polo negativo, coberto em regra por uma tampa plástica preta.

Depois, faça o mesmo com o polo positivo, que costuma ter a tampa vermelha. Jamais encoste os dois polos ao mesmo tempo.

Em modelos mais novos, consulte o manual do fabricante para saber se isso é recomendável.

Gostou das nossas dicas de cuidados com o carro durante a quarentena? Maravilha! Então continue acompanhando o blog da Saga Jaguar Land Rover, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!