Nada é mais marcante na imagem da Land Rover do que o conceito de que se trata de uma montadora voltada, com excelência, à produção de veículo off-roads.

Tanto que a marca traz impregnada em seu DNA o “espírito Land Rover”, que revela que se tratam de veículos próprios para quem valoriza um estilo de vida voltado ao contato com a natureza – ainda que o dia a dia esteja concentrado na vida urbana.

E, em cima disso, é importante registrar que muitas pessoas, por afinidade com esse lifestyle aventureiro dos trilheiros, têm vontade de ingressar no mundo das expedições off road.

No entanto, por uma percepção equivocada – a de que é um hobby complexo -, adiam ou eliminam o sonho de se jogar, com um 4x4 da Land Rover, nesse universo do fora de estrada.

Estamos aqui para desmistificar isso e te incentivar, com três dicas práticas, a fazer a sua primeira expedição off road a bordo do seu Land Rover, o que será o seu batismo no mundo das trilhas e do turismo de aventura.

Leve equipamentos úteis

Quem convive há algum tempo com esse universo off road, sabe: situações inesperadas acontecem com certa frequência em trilhas com 4x4.

Estar prevenido e, portanto, equipado com alguns instrumentos pode te ajudar bastante a ter uma aventura off road mais agradável.

Itens que vale a pena levar para a sua primeira expedição fora de estrada: cabo para ligação direta (no popular, “chupeta”); pás pequenas; lanterna; luvas; alguma ferramenta que corte galhos, em caso de atolamento (facão, machado); corda para reboque; prancha ou tábua de desatolagem; spray reparador de pneus.

Caiu no atoleiro? Veja como sair

Rodas girando em falso são quase tão comuns, em expedições off roads, quanto barro pregado na lataria do 4x4 ao final da trilha.

Quando isso acontecer, pare! Ficar acelerando quando a tração com o solo já foi perdida só afundará mais. Desça do carro e faça um calço para os pneus, a fim de que este suba nessa estrutura e consiga tração para rodar e sair do atoleiro.

O ideal, neste caso, é o uso da prancha, equipamento mais apropriado para essa situação. Em caso de ausência deste item, pedras, pedaços de madeira e até os tapetes do carro podem ajudar.

Uma pá, para escavar o buraco, também pode ser eficiente. Se nenhuma dessas opções resolver, um reboque terá de ser usado. Deve-se ter muita atenção quanto ao local onde será amarrado o cabo ou a corda. Existem lugares próprios para isso.

Atenção para os limites da inclinação lateral

Não abuse dos limites de inclinação lateral do seu carro, caso você não o conheça suficientemente.

Todo carro possui um ângulo máximo de inclinação, o qual está descrito no manual do proprietário. Caso este ângulo seja desrespeitado, o risco de o veículo tombar é alto.

Uma dica boa, para caso você ache que a inclinação está próxima do limite, é direcionar as rodas para baixo e acelerar, a fim de recolocar o veículo na posição normal.

No mais, não se arrisque, caso não se sinta seguro. Até a experiência te ensinar a sair de situações como esta, renda-se ao pedido de ajuda de colegas mais experimentados no off road

E aí, gostou das nossas dicas? Ainda não tem um Land Rover 4x4 para encarar a sua primeira expedição fora de estrada? Então passe hoje mesmo na Saga Land Rover e escolha o seu. Estamos de portas e braços abertos para lhe receber.