Esportivo premiadíssimo em matéria de design, o Jaguar F-Type, obviamente, chama a atenção em muitos quesitos, como desempenho, motorização, tecnologia e segurança.


Mas é, sem dúvida, no design arrebatador e belíssimo visual que está o diferencial mais vistoso do Jaguar F-Type.


Com curvas insinuantes, modeladas como que por mãos poéticas, o F-Type apresenta, em todas as versões do modelo, linhas fluidas, com proporções ousadas e contornos esculpidos.


Dessa forma, diante de toda imponência visual, fica evidente que o Jaguar F-Type pode ser notado de duas maneiras: óbvio, pelos olhos, com uma espiadas nas curvas do carro, ou pelos ouvidos, a partir de um simples ronco do motor.



Design do Jaguar F-Type: curiosidades

Atenção, não se espante, mas é isto mesmo: o Jaguar F-Type é esculpido pelo vento! Como se sabe, por trás da construção de um carro, há sempre muita ciência e engenharia.


A Jaguar explica: “No caso do design, isso se dá por meio de métodos computacionais, baseado em dinâmica dos fluídos, sendo o carro esculpido pelo vento – um difusor dianteiro abaixo da grade e um difusor traseiro gerenciam o fluxo de ar ao longo da parte inferior, ao passo que um aerofólio traseiro elétrico se eleva automaticamente em velocidades mais altas”.


Outra curiosidade do Jaguar F-Type é que o design é minuciosamente para dar máxima visibilidade ao condutor. Afinal, para a marca, o fundamental é que você e o carro se tornem um, como destrincha a Jaguar:

“O design é feito para oferecer visibilidade máxima, distrações mínimas e assento próximo do centro de gravidade para uma conexão completa com o carro”.



E mais: todo design do Jaguar F-Type é voltado para a experiência de dirigir com máxima segurança, conforto e alta performance. Prova disso é que o cockpit do F-Type protege o motorista a ponto de o deixar confortável para acelerar. 


Por fim, uma verdade adorável sobre o design do modelo: o F-Type é inconfundível (mesmo à noite). Isto graças aos faróis de LED com luzes de funcionamento diurno – potentes ao ponto de produzir uma quantidade de luz suficiente para chegar mais próximo possível da luz do dia.


Sobre o desing do F-Type, Ian Callum, diretor de design da marca, pontuou: “uma peça de design deve conter uma história. Todas as linhas do F-Type têm começo, meio e fim. Faça com que cada linha seja individual e correta esteticamente, com as dimensões certas, e o design resistirá ao teste do tempo”.


Na Saga Land Rover e Jaguar, você encontra a estonteante beleza do F-Type. Visite-nos e confira.