A Land Rover, claro, não podia deixar passar despercebido e, por isso, comemora os cinquenta anos do Range Rover com uma edição especial: a Fifty Edition.

E não ficou só nisso: ao mesmo tempo, a marca promove destacadas atualizações no irmão-caçula – a versão Sport, que traz agora a nova série HSE Dynamic Stealth, que se junta às HSE Silver e SVR Carbon Edition

O ponto alto do momento, no entanto, é mesmo a Fifty Edition, versão comemorativa dos cinquenta anos do topo de linha da gama Land Rover, por muitos considerado o veículo mais prestigiado do mundo.

Atenção para este dado incrível: são 1970 unidades disponíveis, “apenas”, do Fifty Edition – número que faz alusão ao ano de estreia do modelo – há 50 anos, portanto.

A versão limitada tem como base o exclusivo nível de acabamentos “top” Autobiography nas versões de chassi longo e convencional – com motores a gasolina, a diesel e tecnologia híbrida plug-in P400.

Quanto às opções de cores de carroceria, são quatro as disponíveis ao público, que se unem a outras três propostas da Special Vehicle Operations (SVO) –divisão de veículos especiais da marca inglesa.

O acabamento exterior, por sua vez, apresenta duas opções de rodas de 22 polegadas desenvolvidas especialmente para a série e o logotipo com a palavra “Fifty” aplicado tanto no exterior do carro quanto em diversos pontos da cabine, como no console central.

Como a edição é personalizada, cada uma delas traz a numeração em sequência: “1 of 1.970” (um de 1970 – e assim por diante, até a unidade última 1.970).


A história da Range Rover

A Jaguar Land Rover, que possui sede em Coventry – cidade inglesa -, pertence desde 2008 à empresa indiana Tata Motors, dividindo-se em três segmentos: os Range Rover Sport Velar e Evoque; os Discovery; e o Defender, que teve sua quinta geração lançada no Brasil recentemente.

Mas quanto ao Range Rover especificamente, foi em 17 de junho de 1970 que a Land Rover criou o modelo, tido como o primeiro SUV de luxo do mundo. Desde então, o sucesso de venda e crítica do modelo é absoluto e constante.

O Range Rover Fifty Edition

Para conhecer um pouco mais sobre o que a Range Rover Fifty Edition trará, se ligue aqui no que já revelou a marca.

Em termos de motorizações, está presente um 5.0 V8 sobrealimentado de 565 cavalos e 71 kgfm de torque acoplado à transmissão automática de 8 velocidades, com opções do 3.0 de seis cilindros da família Ingenium dotado de tecnologia “mild hybrid” com sistema de 48 Volts nas configurações a diesel D250 de 249 cavalos e 61 kgfm, disponível apenas no Sport, a D300 de 300 cavalos e 66 kgfm e a D350 de 350 cavalos e 71 kgfm. 

A oferta a gasolina integra – além do propulsor V8 exclusivo da Fifty Edition – a P400 3.0 de seis cilindros em linha Ingenium com tecnologia “mild hybrid” de 400 cavalos e 56 kgfm de torque e a P525 5.0 V8 sobrealimentado de 525 cavalos e 63 kgfm. 

Existe também a opção híbrida plug-in, que combina um motor a gasolina de 300 cavalos a um elétrico de 143 cavalos, em um rendimento combinado de 404 cavalos e 65 kgfm de torque, com a bateria de íons de lítio com 13,1 kWh de capacidade, assegurando uma autonomia 100% “verde” de 40 quilômetros no Range Rover P400e e de 41 quilômetros no Sport P400e.

Já internamente, destacam-se as novas funções de conectividade, com espelhamento Apple CarPlay e Android Auto de série em todas as versões, assim como o “hotspot” Wi-Fi 4G capaz de suportar até oito ligações, com iluminação ambiente de três zonas por led configurável em dez cores. 

A segurança também mereceu atenção especial da Land Rover, que equipou o modelo com controles de tração e de estabilidade, assistente de manutenção na faixa de rodagem, frenagem autônoma de emergência e “cruise control” com limitador de velocidade de cruzeiro. 

Para o interior da cabine, a grande novidade é o sistema Nanoe de ionização do ar, com o PM2.5, que filtra as partículas nocivas do interior do veículo e melhora a qualidade do ar, bem indicado para estes tempos de coronavírus.

E aí, gostou da novidade da Jaguar Land Rover sobre Range Rover Fifty Edition? Maravilha! Então continue acompanhando a Land Rover Saga pelo blog e redes sociais, onde nossas dicas, novidades e promoções sempre aparecem!